Regulamento 2014



3ª Edição do Concurso Interconcelhio de Leitura

Leitores sonhadores
2014

REGULAMENTO



O concurso “Leitores sonhadores” tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da leitura expressiva, contemplando 4 escalões: 3.ºano, 4.ºano, 5.º ano e 6.ºano.

O concurso decorre em várias etapas:
·         Inscrições: 6 a 10 de janeiro;
·         1.ª eliminatória: 20 a 31 de janeiro – a realizar nas salas de aula pelos professores titulares de turma/professores de Língua Portuguesa. Os professores deverão selecionar 2 alunos por turma que irão à 2.ª eliminatória a realizar ao nível do agrupamento/escola;
·         2.ª eliminatória: 17 a 28 de fevereiro – a realizar na biblioteca escolar da escola sede do agrupamento/escola. Tem como objetivo o apuramento de um aluno, por ano de escolaridade, o qual irá à final;
·         Final: 4 de abril - a decorrer no Auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre. Será apurado um vencedor por cada ano de escolaridade (a constituição do júri será brevemente anunciada). Todos os participantes receberão uma menção honrosa. Os vencedores receberão um diploma e um prémio.

O júri da 2ª eliminatória será constituído por três elementos:
·         um representante da direção do agrupamento/escola;
·         Professor(a) Bibliotecário(a), Coordenador do Plano Nacional de Leitura, ou outro professor do agrupamento/ escola;
·         um elemento da comunidade educativa ou um elemento do pessoal não docente.      
 
Ao longo das várias eliminatórias, os professores/júris terão os seguintes critérios de seleção, pontuados de 1 a 5:
·         Fluência da Leitura;
·         Expressividade;
·         Respeito pela pontuação/entoação;
·         Articulação.

         Os alunos deverão preparar a leitura de um excerto de um livro sugerido pelo Plano Nacional Leitura, conforme o ano de escolaridade. A escolha da obra que fica ao critério do professor titular de turma/professor de português deverá ser comunicada à CIBE.
         Quanto ao excerto selecionado, os professores deverão respeitar as seguintes indicações:
·         3.º ano -  leitura de 10 linhas ou de um poema;
·         4.º ano -  leitura de 12 linhas ou de um poema;
·         5.º e 6.º ano -  leitura de 15 linhas ou de um poema.

Procedimentos na prestação de provas - 2.ª eliminatória e final:
·         Em qualquer dos anos de escolaridade, o aluno em prova estará sempre na posse do livro que inclui o excerto a ler. Este procedimento é válido para as provas referentes à 2.ª eliminatória e à final.
·         Na prestação destas provas, o professor bibliotecário/professor da escola, com o professor titular, selecionará, para cada um dos alunos em prova, três excertos ou três poemas, da obra selecionada correspondente a cada ano de escolaridade. A identificação da obra a ler deve ser registada em cada uma das fichas criadas para o efeito e colocadas nos envelopes. Na parte exterior de cada envelope deverá ser registado o nome do Agrupamento/Escola, do aluno e da obra.
·         No momento da prestação da prova, estando o aluno na posse do livro, é-lhe dado a escolher um, de entre os 3 envelopes, sobre o qual incidirá a sua prestação.
·         No dia 4 de abril cada professor bibliotecário/professor da escola será portador dos envelopes e das obras a concurso.  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário